Medicina Geral e Familiar



A Medicina Geral e Familiar é um elemento de grande importância nos sistemas de saúde modernos, popular entre os capazes de manter uma relação pessoal com o seu Médico, num mundo cada vez mais impessoal da prestação de cuidados de saúde.

 “A Medicina Geral e Familiar é, pois, uma disciplina académica e científica, com os seus próprios conteúdos educacionais, investigação, base de evidência e atividade clínica – é uma especialidade clínica orientada para os cuidados primários”.

Os Médicos de Família são pois Médicos pessoais, responsáveis pela prestação de cuidados abrangentes e continuados aos indivíduos, independentemente da idade, sexo ou afeção, no contexto das suas famílias, comunidades e culturas. Encontram-se habilitados a equacionar, na abordagem ao utente, as crenças, medos e suas expetativas, já que a relação médico-utente é construída ao longo dos anos e não fugaz. Atuam na promoção da saúde, prevenção da doença, providenciam a cura, cuidados, paleação e a capacitação do indivíduo.