Orientação Vocacional e Profissional


A Orientação Vocacional é um processo que engloba várias vertentes que visam a compreensão das características específicas dos indivíduos, permitindo um melhor entendimento acerca dos seus interesses e preferências.

A quem se destina?
É destinada a indivíduos que se encontram a finalizar o 9º e o 12º ano de escolaridade ou que se percecionam em situações de desajustamento ou insatisfação com escolhas escolares e profissionais realizadas previamente, independentemente do seu grau de ensino.


Qual o Objectivo?

O objetivo da Orientação Vocacional e profissional é a construção de projetos de futuro, apoiando a tomada de decisões que influenciam o nosso futuro e a nossa construção (ao longo da vida) como pessoas e profissionais. 

Por vezes os jovens necessitam de apoio, no sentido de serem capazes de se posicionarem, de uma forma crítica, perante aquilo que lhes interessa e que gostariam de ser enquanto estudantes e profissionais. Nesta fase decisiva é importante a realização de um processo de orientação escolar e profissional e/ou sessões de informação/esclarecimento, capazes de serem um óptimo recurso de ajuda para uma tomada de decisão mais consciente.